sexta-feira, 2 de junho de 2017

Tulidoim

Dois paulistanos são nossos entrevistados dessa semana: Thaly Tamura, 17 anos e Matheus Oliveira, 20 anos, que são mais conhecidos pelos apelidos de Tulipa e Amendoim. Eles são a mente por trás da página em crescente ascensão no Facebook e que leva o nome dos dois: a Tulidoim


Ela, uma aspirante a designer e colecionadora de meias estampadas. Ele, um artista de games e fanático por suco de limão. É com esse tom encantador, leve e sensível que os dois constroem quadrinhos que combinam exatamente com esse frescor que carregam. Na entrevista que eles deram para gente, eles contam um pouco mais sobre suas expectativas em relação a página e sobre seu processo criativo. 





Esquadrinhando Quadrinhos: Afinal de contas, quem são Tulipa e Amendoim?

Tulidoim: Atrás de Tulipa e Amendoim, estão dois ilustradores e aspirantes a ganhar a vida com arte (ah, como nós somos sonhadores, risos ) a Thaly Tamura e Matheus Oliveira. Nós somos um casal que dança músicas dos anos 80 e nas horas vagas procuramos lugares legais pra comer doces gostosos.

EQ: O tema mais recorrente de suas produções é sem duvidas o amor. Oque ele representa para vocês dentro do contexto profissional? Ele é a matéria prima de vocês?

TD: O amor é o combustível do nosso trabalho, desde o amor romântico até o familiar. É a partir dele que a gente tira energias pra fazer os retratos! Quando um cliente conta pra gente dos sentimentos que ele quer retratados na ilustração, nós juntamos tudo e transferimos eles em cada "pincelada" do desenho.









EQ: Tendo o traço fino e delicado, além do amor, vocês falam também sobre família, ativismo, etc., tudo com um toque de humor leve. Qual o segredo para não perder essa pegada mais sutil e ainda sim transmitir mensagens importantes?

TD: Nós não temos uma fórmula pronta pra isso, na verdade. Apenas produzimos o que gostaríamos de ver na nossa timeline, seja qual for o assunto. 


EQ: A página de vocês ainda está em crescimento. Como vocês a veem daqui 5 anos?

TD: Isso é um pouco difícil de responder. Nós mal sabemos o que queremos comer de almoço amanhã. Mas com esse crescimento constante, a gente gostaria de montar um estúdio do Tulidoim e tirar do papel alguns projetos, como uma linha de roupas, publicidades e outros que ainda não podemos contar. 


EQ: Pela página de vocês no Facebook, Tulidoim, percebe-se que vocês realizam muitos trabalhos por encomenda. Afinal, é possível se viver  integralmente da produção de quadrinhos?

TD: Acreditamos que sim! E essa é uma coisa que nós buscamos para o futuro do Tulidoim. Nada melhor do que viver de uma coisa que a gente gosta de fazer, né? 






EQ: Quando um desenho é encomendado por alguém, como se dá a produção? Vocês pensam juntos e apenas reproduzem a ideia pedida pelo cliente?

TD: Primeiro a gente pede para que a pessoa conte um pouco sobre as pessoas que serão ilustradas, então nós transformamos todas as informações que o cliente nos passou em um rascunho. Essa primeira parte da criação do retrato é com a Tulipa. Já a pintura é cuidada pelo Amendoim, que escolhe toda uma paleta de cores que complementem o sentimento a ser posto no retrato. 


EQ: Como vocês pensam e produzem os seus próprios quadrinhos? É toda uma criação e produção feita em dupla ou vocês trabalham separadamente?

TD: Para os nossos próprios quadrinhos ou tirinhas, a gente costuma reproduzir coisas que acontecem no nosso cotidiano. Por exemplo, a gente percebe que alguma coisa bobinha nossa daria uma boa tirinha e aí temos um estalo ao mesmo tempo, do tipo "NOSSA! A gente tem que fazer uma tirinha sobre isso!". Então nós meio que trabalha junto pra criar todas elas.



EQ: Oque significa fazer quadrinhos para vocês?

TD: Fazer quadrinhos é muito mais do que só desenhar pessoas. Pra gente é ilustrar sentimentos, contar histórias. Já contamos histórias sobre bichinhos de estimação, amores, famílias e até chegamos a ter um retrato que foi parar no relicário do buquê de casamento de uma cliente! Confessamos que muitas vezes essas histórias acabam nos emocionando.


Para acessar o trabalho da Tulipa e do Amendoim é só ir para a página do Facebook deles, clicando aqui. Eles também estão no Instagram

Mariana Carneiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário